VOCÊ PRECISA DE AJUDA?

19 | fev

Infelizmente todos os dias chega ao nosso conhecimento, pessoas que tentaram cometer suicídio. E esse número cresce de uma forma assustadora. Na região, no Vale do Iguaçu essa incidência é alarmante, dificilmente passa-se uma semana sem um registro realizado pelo Corpo de Bombeiros de ocorrência de tentativa de suicídio.

As justificativas dadas por essas pessoas são muitas e não nos cabe julgar, cabe sim, a cada um tentar buscar formas de ajudar a combater esse índice. Segundo uma pesquisa realizada pela editora Abril, todos os dias, 32 brasileiros tiram a própria vida. Quase 1 milhão de pessoas se matam por ano, uma a cada 40 segundos. Um dos motivos desse crescente pode ser o silêncio.

Em União da Vitória e Porto União, atua o grupo União Pró Vida, entidade sem fins lucrativos que presta apoio emocional voluntário á pessoas que tem ideação suicida com a filosofia de dar voz aos sentimentos, como um ouvido amigo, sem julgamentos.  O Projeto União Pró-vida realiza a Campanha diária pela Valorização da Vida e com o apoio da Prefeitura de União da Vitória, foram instaladas placas nas pontes do Arco e de Ferro, com frases que visam valorizar a vida dos cidadãos que transitam nas mesmas.

O União Pró vida tem sua sede em uma sala da rodoviária de Porto União, onde faz atendimentos presenciais, mas também atente via telefone (42) 3523 7217 e por WhatsApp  (42)99138-1467.

Falar sobre esse assunto, é sempre um desafio. Não existe uma forma certa ou totalmente errada ao conversar sobre pensamentos suicidas, o importante é iniciar a conversa. Outro lugar de busca de apoio é o CAPS ( Centro de Atenção Psicossocial), em União da Vitória ele fica na rua Clotário Portugal, 889 no centro da cidade. Sempre haverá alguém na instituição disposto a conversar. Esse dialogo pode também ser feito por meio do telefone (42) 3903 1614.

O Centro Universitário Vale do Iguaçu, Uniguaçu oferece por meio do curso de psicologia atendimento gratuito a pessoas sem condições de pagamento pelo núcleo social, basta ligar para o telefone (42)3522 6192 e se informar. Vale a pena lutar pela vida. Certamente o melhor ainda esta por vir!

 

 

 

Comentários, dúvidas, sugestões? Entra em contato com a gente!