TERMÔMETROS REGISTRAM TEMPERATURAS NEGATIVAS

08 | jul

Demorou mais o frio chegou. Os termômetros da região já mostram temperaturas negativas em diversas cidades, inclusive em União da Vitória e Porto União. Desde quarta-feira, 03, a temperatura caiu bastante, porem as madrugadas de domingo, 07, e segunda-feira, 08, foram as que registraram temperaturas abaixo de zero. O cenário branco da geada encantou diversos moradores que registraram o momento por meio de fotografias. Em Santa Catarina A mínima registrada ocorreu em Urupema, onde os termômetros marcaram 9,2 graus negativos. Com exceção do litoral todas as outras regiões registraram temperaturas abaixo de zero. Depois de um fim de semana de muito frio, nesta segunda-feira, 8 e nesta terça-feira, 9, o frio intenso começa a amenizar e as temperaturas sofrem ligeira elevação. A semana começa com sol e poucas nuvens na região, podendo haver condição de nevoeiro em algumas áreas. A temperatura permanece baixa, próxima de zero grau no Vale do Iguaçu e continuará tendo registro de geada novamente na manhã desta terça-feira, 9.

E segundo meteorologistas, a intensa massa de ar frio mantem o tempo estável, com o céu claro e registro de geadas até o quarta-feira, 10, esse clima favorece condições para formação de geada e gelo na pista, para isso a polícia rodoviária alerta, quem vai viajar precisar ter cuidado dobrado com a pista que fica escorregadia. Evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.

O alerta acontece também por meio da secretaria de saúde: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Para emergências e situação de frio intenso, ao visualizar uma pessoa em condição de risco, qualquer pessoa pode acionar órgãos de apoio do município, em União da Vitória o telefone da ADAD é (42) 99963 9832 em Porto União o contato acontece por meio da Defesa Civil pelos telefones (42) 99102 1060 ou (42) 99922 8668 em ambas as cidades o contato pode ser feito diretamente pelos telefones de emergência da Polícia Militar 190 ou Corpo de Bombeiros 193. A tendência para os próximos dias é de sol com poucas nuvens e aumento gradativo das temperaturas. A partir de sexta-feira, 12, o tempo fica seco com sol e temperatura mais elevada no Vale do Iguaçu.

Comentários, dúvidas, sugestões? Entra em contato com a gente!