Seminário de Políticas públicas aborda a inclusão e novos paradigmas

04 | set

 

Um dia voltado para traçar metas e discutir a inclusão. Esse é o principal objetivo do primeiro Seminário de Políticas Públicas de inclusão e Novos Paradigmas de Porto União. O evento aberto ao público em geral, teve início ás 8h da manhã e segue durante todo o dia de hoje, 04 de setembro no Cine Teatro Opera.

A organização do Seminário ficou por conta da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) em parceria com a Associação Catarinense de Autismo (ASCA), Secretaria de Educação Municipal de Porto União, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação de Pais e Amigos do Deficiente Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo e da Fala (APADAF).
Buscando Conscientizar a população sobre as políticas públicas relacionadas a inclusão da pessoa com autismo é um dos objetivos do Seminário.

O evento vem trazer palestrantes como Marcos Petry que é além de palestrante, escritor, produtor de conteúdo no canal Diário de um Autista e músico. Petry fala no Seminário sobre os desafios do cotidiano e oportunidade e superação. “Hoje se fala muito de que o autista pode-se desenvolver pelo ambiente onde ele está. Se o ambiente estiver preparado para ele, daremos muitos passos à frente nessa inclusão. Vamos buscar fazer essas crianças autistas serem vistas e ouvidas para que no futuro elas se tornem adultos melhores e produtivos, adultos autônomos. Mas o adulto autônomo só existe se primeiro ele for uma criança estimulada corretamente”, afirma o palestrante.

Buscar compreender as características de aprendizagem de pessoa com deficiência e identificar métodos e práticas de ensino que possibilitem o acesso, a permanência e inclusão social também é o objetivo do seminário. O
Deputado  Estadual e Doutor Vicente Caropreso (PSDB), orador e apoiador da causa afirma a necessidade de um novo olhar para o autista, “ Cada pessoa com autismo tem um segredo, você tem que descobrir as potencialidades da pessoa e uma forma diferente de abordagem para cada uma. Esse é o nosso convite, nossa busca, despertar nas pessoas o interesse e a intenção de atender melhor o autista”, afirmou o deputado que estará presente durante todo o seminário.

Comentários, dúvidas, sugestões? Entra em contato com a gente!