PROJETO PUMA PROMOVE VISITA AO CENTRO DE TRIAGEM DA ECOVALE

28 | jun

Animação e conhecimento não faltou na manhã de ontem, 27, Durante a visita ao centro de triagem de lixo da ecovale. O passeio educativo promovido pelo Programa Unidos pelo Meio Ambiente (PUMA), que é coordenado pelo Cabo Ricardo da Polícia Ambiental de Porto União, contou com a presença de alunos da APAE e também com 67 alunos do núcleo educacional de São Pedro do Timbó. Para Ricardo, esse foi um momento de inclusão e conhecimento, “Chamo o dia de hoje de dia da inclusão, alunos da APAE ao lado das crianças do núcleo educacional de Santa Cruz do Timbó. Eles, juntos estão aprendendo sobre a triagem de lixos inorgânicos, um trabalho muito importante para nosso meio ambiente”, afirmou Ricardo.

Os alunos puderam conhecer todos os setores da triagem dos dejetos, contaram com uma explicação detalhada de todo o processo de reciclagem. As explicações ficaram por conta de Marcel Renato Duvoisin, Engenheiro Ambiental e Técnico Florestal responsável pelo Centro de Triagem. Ele destacou os 3Rs da sustentabilidade que são: reduzir, reutilizar e reciclar. Para Alcione, professora da Apae, essa é uma experiência muito importante, “As atividades práticas ensinam muito mais do que quando estamos em sala de aula, eles adoram sair e ver como funciona o processo, o aprendizado se faz de uma maneira bem mais eficiente”, completou a professora.

As crianças acompanharam atentamente todo o processo na prática, desde a triagem, enfardamento e pesagem até o material ser encaminhado ao deposito da empresa. Josiane Froerish, diretora do núcleo educacional de são Pedro do timbó reafirma a importância da visita dos 67 alunos na unidade, “Essa pesquisa de campo despertou o interesse das crianças, só o fato delas saírem do interior e virem para a cidade, já acrescenta muito a elas, todas estão muito animadas para aprender”, conclui Josiane.

Buscar o conhecimento da importância ambiental das ações de cada um, esse é um dos principais objetivos do programa. Para Anderson, aluno da APAE, esse aprendizado já valeu a pena, “ Aprender a reciclar é muito bom, agente ajuda o planeta ficar mais sustentável”, finalizado o aluno.

 

Comentários, dúvidas, sugestões? Entra em contato com a gente!