NÃO DEIXE O TABACO TIRAR SEU FOLEGO

29 | ago

 

O dia nacional de combate ao fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. O cigarro tem interferência direta em, pelo menos, 50 doenças diferentes. Uma simples tragada, de acordo com o instituto nacional do câncer, pode inalar até 4700 substâncias tóxicas diferentes.

A campanha é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo, e para desencorajar o uso do tabaco em qualquer forma.

Para as ações de 2019 o ministério da saúde aborda o tema tabaco ou saúde pulmonar – o uso do narguilé a fim de advertir a população brasileira sobre os riscos de doenças pulmonares oriundas do consumo de tabaco e de seus produtos derivados, incluindo o narguilé.

O narguilé possui uma característica peculiar: um único cachimbo pode ser usado por várias pessoas simultaneamente. Tal fato reforça o seu aspecto de socialização, algo muito atraente, especialmente para os jovens.  Estudos descobriram que apenas uma sessão de narguilé equivale a fumar 100 cigarros e gera diversos efeitos ao sistema cardiovascular. A fumaça do narguilé contém inúmeros tóxicos capazes de causar câncer de pulmão e doenças cardíacas.

Em vista de todos esses males causados pelo tabaco, a secretaria de saúde, de união da vitória, disponibiliza grupos de tabagismo, esses acontecem em diversos bairros da cidade. Interessados em buscar auxílio para deixar o vício, podem procurar mais informações no posto de saúde mais próximo de sua residência, ou com os agentes comunitários de saúde (ACS), e participar dos grupos. O objetivo principal é de proporcionar subsídios de apoio para que fumantes deixem o cigarro. Mude de hábitos e viva melhor! Não deixe o tabaco tirar seu folego!

Comentários, dúvidas, sugestões? Entra em contato com a gente!