IRINEÓPOLIS FORNECE PRÓTESES DENTÁRIAS A USUÁRIOS DO SUS

15 | abr

Uma ação da prefeitura de Irineópolis está melhorando a saúde e autoestima de muitos cidadãos. Com as novas próteses dentárias, confeccionadas por profissionais do município, usuários do sistema único de saúde (sus) já percebem a diferença durante as refeições, na fala e também no aspecto estético.

 

Foi ouvindo rádio que Ivanise Bujarka, de 45 anos, ficou sabendo sobre o fornecimento de próteses dentárias. Não demorou muito para que a moradora da localidade de rio branco procurasse a unidade de saúde para receber mais orientações. Em menos de um mês, Ivanise já havia recebido o atendimento e a nova prótese. “a aparência da gente muda e melhora. A doutora Ligia foi muito cuidadosa para sair bem feito”, comenta Ivanise, que agora já exibe o novo sorriso.

 

De acordo com a dentista lígia tuon custódio, que atende na unidade de saúde de rio branco, para receber a prótese o paciente deve estar em dia com o tratamento dentário. Ao ser chamado, na primeira consulta é realizada a moldagem, na segunda a prova do rodete de cera ou estrutura metálica e na terceira ida ao consultório ele fará a prova dos dentes para que seja possível a entrega da prótese na quarta consulta. “há casos em que é necessário mais de uma prova. A entrega de uma prótese total (dentadura) é mais rápida que a prótese parcial removível (ponte móvel), explica lígia.

 

Somente neste ano, os dentistas que atuam nas unidades de saúde de irineópolis foram responsáveis pela avaliação de pacientes e confecção de 102 novas próteses, que representam o investimento de mais de r$20 mil. Além deste trabalho, os profissionais também realizam procedimentos diversos, como restaurações, limpeza, aplicação de flúor e palestras nas unidades de ensino.

 

A aposentada Palmira Colaço, de 71 anos, foi uma das pessoas atendidas pela secretaria de saúde. Ela conheceu o trabalho dos dentistas durante a reunião do programa Hiperdia na Unidade de Saúde de Rio Branco. Dona Palmira relata que a nova prótese está fazendo a diferença em seu dia a dia. “Melhorou na hora de me alimentar e outras pessoas disseram que fiquei bem. Já falamos para mais gente procurar”, conta.

 

Residindo há mais de 20 anos em São José do Timbózinho, dona Palmira também destaca a importância da unidade de saúde em Rio Branco, inaugurada em 2016. “Agradeço a Deus por ter esse posto aqui pertinho de casa. Antes a gente tinha que pagar para ir até a cidade consultar”, lembra.

 

Comentários, dúvidas, sugestões? Entra em contato com a gente!