BITURUNENSES LOTAM PLENÁRIO PARA ACOMPANHAR A 12ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

11 | abr

Foi debatido o tema deste ano e apresentado o diagnóstico da atuação do setor

 

A Fundação Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizaram durante toda esta quarta-feira (10) a 12ª Conferência Municipal de Saúde. A comunidade compareceu em peso e lotou o plenário da Câmara de Vereadores para acompanhar o debate do tema deste ano “Democracia e Saúde: Saúde Como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. O objetivo do evento foi promover a troca de ideias com a população sobre as possibilidades de melhorias na saúde pública em âmbito municipal e que podem agregar nos debates das conferências estadual e nacional.

 

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Rodrigo Marcante, desejou um bom dia de trabalho aos participantes e agradeceu todos que colaboraram para a concretização do evento. “Fico feliz em termos pessoas que participam das discussões, ainda são a minoria, mas vocês que estão aqui merecem nossa admiração por estarem preocupados com as melhorias para nossa cidade”, destacou. A presidente do CMS, Cecília Leonardi, declarou aberta a 12ª Conferência e sua fala foi seguida da leitura e aprovação do regulamento, da apresentação do diagnóstico da atuação da saúde, investimentos já realizados e objetivos para serem alcançados na saúde municipal.

 

Os participantes acompanharam ainda as palestras sobre “Democracia e Saúde”, com a enfermeira e representante da 6ª Regional de Saúde, Angela Maria Brzezinski, e sobre “Por que a justiça e a saúde precisam conversar?”, com o juiz da Comarca de União da Vitória, Carlos Eduardo Mattioli Kocknny. Completaram a programação do evento apresentações culturais, a 3ª Mostra de Saúde da Família, trabalhos em grupo, eleição dos membros do CMS para a gestão 2019-2023 e eleição do delegado e suplente para a conferência estadual. Também participaram do evento a vereadora Marlene Casamali, secretários municipais, representantes de entidades, de associações, líderes religiosos e da sociedade civil organizada.

 

CONFIRA;

 

  

Comentários, dúvidas, sugestões? Entra em contato com a gente!